quarta-feira, 19 de agosto de 2015

"Cúmplices" mostra a evolução do SBT.


Em 2012, o remake de "Carrossel" se tornou um fenômeno inesperado. A partir da trama da Professora Helena, o SBT conseguiu "prender" o público infanto-juvenil na frente da TV, se tornando um sucesso de audiência e retorno comercial.

"Chiquititas" foi lançado em seguida, e mesmo sem o mesmo "boom", conseguiu manter o sucesso da antecessora no horário. Permaneceu incríveis dois anos no ar sem interrupção, e aos trancos e barrancos, terminou com missão cumprida.

E é essa missão que "Cúmplices de um Resgate" terá. A novela precisará manter a audiência das anteriores. Porém não será uma tarefa tão fácil. Enquanto as outras enfrentaram uma concorrência mais tranquila. A nova novela de Íris Abravanel competirá com o sucesso da Record, "Os Dez Mandamentos", cuja trama está entrando em momentos decisivos.

Lembro bem de quando a versão original passou pela primeira vez no Brasil. Porém não cheguei a acompanhar, assistia "O Beijo do Vampiro" no horário. Também lembro da reprise exibida anos depois, mas na época eu estudava à tarde.

Até o momento, a trama infantil vem mostrando que a produção do SBT vem evoluindo em suas novelas. "Cumplices" mostrou uma melhora em relação às anteriores. Enquanto as tramas de "Chiquititas" se arrastavam por semanas a fio, a saga das gêmeas Isabela e Manuela apresentaram um rítimo mais rápido.

A estética tanto das cenas externas quanto das internas se mostram harmoniosas. Ao contrário de "Carrossel", por exemplo, que pecava pelo colorido artificial. Também chama a atenção alguns personagens, como um padre e um pastor evangélicos que são muito amigos. Interessante.

Larissa Manoela enfrentará dois desafios. Além de viver o papel de gêmeas, ela precisa apagar a imagem de "Maria Joaquina" em frente ao público. Até aqui, tem desempenhado um bom trabalho, Não só ela aliás, como o elenco infantil está afinado, sem o texto forçado das anteriores.

Não acredito que "Cúmplices de um Resgate" será um fenômeno de audiência, mas deverá manter os números e o sucesso comercial. Porém, a novela mostra que o SBT vem amadurecendo em suas produções infanto-juvenis.

Guto Davis Renosto

2 comentários:

  1. Cúmplices tem produção melhor que as anteriores. O elenco é bom (exceto Duda Nagle, claro!), a história é bacana. Tem tudo pra manter a boa fase da dramaturgia juvenil do SBT. Abraço!
    André San - www.tele-visao.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Adoro Cúmplices de um Resgate !!!!! Larissa Manoela está ótima. Ela interpreta quatro personagens: Manuela, Isabela, Isabela vestida de Manuela e Manuela vestida de Isabela.. Rs...Abs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir